Bem vindos a dois mundos fantásticos que alternam-se entre si em perfeita harmonia

Música e Educação

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conhecendo o Instrumento - Trompete (Piston)

O trompete ou trombeta é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos metais (o Trompete é o que produz o som mais agudo da família), caracterizada por instrumentos de boca, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão (pistom, por metonímia). Quem toca o trompete é chamado de trompetista.
É constituído por corpo, chave de água, bomba de afinação, pistões, cotovelos e bocal, e terminado em pavilhão. É utilizado em diversos gêneros musicais, sendo muito comumente encontrado na música clássica, no jazz, bandas marciais e nos mariachis. Também é encontrado em estilos mais acelerados, como o frevo, o ska e latinos como o mambo e a salsa, bem como no maracatu rural, da zona da mata do norte de Pernambuco. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trompete

Na foto ao lado Trompete de cerâmica exposto no "Museo Arqueológico Rafael Larco Herrera", em Lima, Peru.

A seguir Trompete de pistão, idealizado por Heinrich Stölzel, em 1815.















Comfiram a seguir um vídeo de um dos maiores representantes da música negra e ícone indiscutível entre os trompetistas, Louis Armstrond.
                                           http://www.youtube.com/watch?v=kmfeKUNDDYs                                                

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Concerto Didático a pais e amigos

23 de dezembro de 2011 foi o dia do Concerto Didático da Escola de Música Luizinho Fernandes. A apresentação foi aberta ao público e direcionada principalmente aos pais de alunos, amigos e autoridades do Poder Público Municipal, estiveram presentes Germano Filho, secretário de cultura (e um dos pilares desse projeto) e o secretário de finanças Gilmar Oliveira.

As músicas apresentadas pelos alunos sob a regência do Prof. Esp. Teotônio Oliveira, compõem o material didático utilizado nas aulas. As composições variaram entre canções do repertório popular/folclórico e outras peças menos conhecidas. Dentre as músicas estavam Minha Canção (Sergio Bardotti / L. Enriquez Bacalov / Chico Buarque), Dó-Ré-Mi (Rodgers and Hammerstein musical The Sound of Music), Mulher Rendeira (Cultura Popular), O Meu Boi Morreu (Cultura Popular), Love Me Tender (Elvis Presley / Vera Matson) e Pra Não Dizer Que Falei de Flores (Geraldo Vandré).


A apresentação recebeu um grande número de pessoas que ficaram encantadas com a evolução musical dos alunos. O cenário do concerto era de rostos emocionados e ouvidos atentos. Nos próximos meses os alunos da EMLF estarão apresentando-se em várias cidades nas proximidades de Barras, com o objetivo de divulgar o projeto e incentivar o poder público das mesmas a investir cada vez mais em cultura através da música. (Rondiney Nunes: Monitor)